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A origem do Judô
Para verificar a abrangência educacional que constitui o Judô, se faz necessário uma retrospectiva histórica para observar que desde a sua origem a preocupação do seu criador era realmente de abordar uma arte onde o objetivo principal era auxiliar no desenvolvimento do educando. Assim, vale salientar como surgiu o Judô.
O Judô moderno teve a sua origem em formas de arte guerreira de lutas corpo a corpo, que estiveram no auge no século XVI, no feudalismo nipônico, que normalmente eram chamadas de ju-jitsu (técnica da ligeireza).
De acordo com Robert (s/d), alguns historiadores japoneses, colocam que o ju-jitsu já existia no ano 660 a.C. No entanto, um antigo relato sobre dois lutadores, por volta de 230 a.C., conta que Nomi-No-Sukume e Taima-No-Kuemaya, enfrentaram-se utilizando técnicas do sumo, do ju-jitsu e do karate, na qual Nomi-No-Sukume foi considerado vencedor ao matar seu adversário com golpes de pés. Naquela é poça a luta corpo a corpo não obedecia nenhum tipo aade regra. Após este período técnicas foram elaboradas, umas utilizadas como lutas puras e simples e outras utilizando austúcia, habilidade e técnica, um espécie de ju-jitsu.
A criação dessas técnicas utilizadas no ju-jitsu propriamente dita, tem explicação em contos, cujas descrições possuem algumas verdades históricas. Três lendas falam dessas prováveis origens, citas entre os séculos XIV e XVI.
A primeira conta que um médico e filósofo japonês, Shirobei-Akyama, estava convencido que a origem dos males humanos seria resultado da má utilização do corpo e do espírito. Deste modo partiu para estudos de técnicas terapêuticas chinesas, estudou o princípio do taoísmo, acupuntura e algumas técnicas de wu-chu, luta chinesa que usava as projeções, as luxações e os golpes. Quando Shirobei retornou ao Japão passou a ensinar seus discípulos o que havia assimilado do princípio positivo da filosofia taoísta, tanto na medicina como na luta, ou seja, ao mal ele opunha o mal, a força , a força. No entanto este princípio só se aplicava a doenças menos complexas como em situações fáceis de lutas, ao enfrentar um oponente mais forte não dava resultados. Assim, seus discípulos o abandonaram e ele perplexo retirou-se para um apequeno templo e por cem dias meditou. Durante este espaço, tudo foi colocado em questão, a filosofia chinesa ying e yang, a acupuntura e por fim todos os métodos de combate, na medida que “opor uma ação a outra ação não é vantajoso a não ser que a minha força seja superior à força adversa”. Certo dia quando passeava no jardim doa templo enquanto nevava, escutava os estalidos dos galhos das cerejeiras que se quebravam sob ao peso da neve. Por outro lado, observou um salgueiro que com o peso da neve curvava os seus ramos até que a neve era depositada no solo e depois retornava a sua posição inicial. Desta observação Shirobei concluiu que ao positivo devia opor-se o seu complemento o negativo, a força devia reagir com flexibilidade. Com esta observação e reflexão o médico aperfeiçoou o ataque e defesa na luta corpo a corpo e criou centenas de golpe e o seu método foi chamado de YOSHIN-RYU ou Escola do Coração de Salgueiro.
A segunda lenda, conta de que em 1650 um bonzo chinês chamado Chen Yung Ping, instalou-se no templo Kokushoji, na região do Edo (Tóquio), e propunha-se a ensinar os japoneses, cultos, caligrafia e filosofia chinesa. Naquela época Edo era visitada pelos samurais, os quais eram excelentes guerreiros e entre eles, uma classe mais inferior de samurais chamada de kachis é que mantinha a ordem na cidade, normalmente entregando-se a numerosos combates corpo a corpo. Uma noite quando Chen Yunag voltava após ter ministrado lições para um alto funcionário do Shogun, via-se obrigado a aceitar a escolta de três kachis. No entanto quando o pequeno grupo atravessa as muralhas da cidade foram atacados por bandidos armados, os kachis rodearam o monge e após uma grande batalha foram desarmados e era necessário lançar-se em um combate corpo a corpo. Foi então que Chen, rápido como um relâmpago atirou-se aos agressores e com habilidade incrível derrubou um bandido, depois o outro e mais outro e estes, surpreendidos correram aterrorizados. Os três samurais cheios de admiração apelo monge reconduziram-lhe ao templo e pediram para que ele confiasse o segredo da sua força.. Mas Chen permaneceu em silêncio, chegando ao destino saldou os seus guardiões e retirou-se. Os três permaneceram na porta do templo e ali adormeceram e no dia seguinte voltaram a pedir ao monge. O sábio sorriu e disse que a sua arte não era para espíritos simples, mas para aqueles com alma forte. No entanto os kachis insistiam e vendo o entusiasmo destes, Chen decidiu aceitá-los como discípulos. Por um grande período, no maior segredo, individualmente ele ensinou os kachis, sendo que cada um estudou um método diferente, um especializou-se nas projeções, o outro nas luxações e estrangulamento e o terceiro em golpes aplicados em pontos vitais. Posteriormente os três saíram divulgando suas técnicas pelo Japão afora.
Outra história versa sobre Takenuchi Hisamori que era excelente na arte do jô-jitsu (varapau). Na ânsia de se aperfeiçoar retirou-se para um templo perdido nas montanhas, onde se dedicou a estudar a arte. De pé frente a uma arvore concentrava-se e deslocava-se com ligeireza até perto da árvore e a atacava-a com força e rapidez. Ficava horas fazendo uchi-komi, era um exercício físico e mental. Uma tarde, completamente exausto, deixou-se cair e adormeceu, e apareceu um misterioso monge que explicou para Takenuchi que ele deveria reduzir o tamanho do varapau para ganhar rapidez e precisão; mostrou-lhe como se deslocar mais facilmente, aproveitando os erros do adversário e empregando ou um varapau curto ou uma espada pequena e por fim, ensinou-lhe cinco formas de imobilizar o adversário. Na verdade o cérebro de Takenuchi acabara de sintetizar todos os reflexos acumulados pela experiência e acabou de aplicar o seu saber criando o gokusoku – arte de combater sem armaduras. Este achado permitiu desenvolver outras artes marciais, tais como o aiki-jitsu, o tam-bô e outras, e foi de grande influência para o ju-jitsu.
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